SOBRE O HÁBITO DE LEITURA

 Apresentação

SOBRE O HÁBITO DE LEITURA

A busca por um caminho tranquilo 

por Ana Paula Lima 



People,


Ecos ressoam por todos os lados sobre os mais diversos assuntos - sinais de nossos tempos: hábito de leitura! hábito de leitura! Leia mais! Eu leio mais!

No entanto, como desenvolvê-lo, por onde começar?

 

Gurus prometem soluções infalíveis - enlatadas em e-books de poucas páginas, quando nós, professores ou leitores, sabemos que a habilidade de ler ultrapassa o simples passar olhos ou contar os números de páginas, memorizar fragmentos de textos e marcar o número de páginas lidas em uma planilha.

 

Mas como desenvolver nos sujeitos o hábito de leitura, bem como melhorar sua interpretação de texto, e consequentemente, ampliar seu repertório leitor? 




 

Em minhas andanças pelo instagram notei que dois índices são utilizados pelos usuários para medir a qualidade de leitura de um leitor : a quantidade de livros lidos e o número de páginas dos livros - os famosos calhamaços. Sim, há pessoas que se preocupam em postar a quantidade de livros lidos até o momento X , há outras que postam X/XX. Nós sabemos que tempo é uma condição necessária para realizar a leitura e... o ócio deixa nosso cotidiano cada vez mais… os compromissos do dia a dia nos afasta da leitura e ainda concorremos com o automatismo da televisão e telas de celulares.

 

Já os calhamaços são utilizados para medir a velocidade em que um sujeito consegue realizar uma leitura - o que nos coloca de novo diante da questão tempo. No entanto, gostaria de destacar a qualidade da leitura, grau de desafio oferecido pelo texto e se a leitura foi realmente realizada, todos sabem que as redes sociais são um espaço das aparências, será mesmo que esse comportamento atinge apenas outros nichos e no Olímpio da leitura todos são verdadeiros? 

 

Esse caminhar não revelou apenas o lado sombrio, muito pelo contrário, coisas muito boas acontecem por lá também.

 

Gostaria de compartilhar com vocês nesse espaço algumas reflexões sobre o tema, debatê-lo, apresentar sugestões didáticas e trazer a palavra de teóricos importantes da área.


Se você chegou até aqui, obrigada! E eu aproveito a oportunidade para lhe fazer um convite:


Curta minha página para receber as notificações e dê uma olhada no conteúdo que eu disponibilizo em outras mídias:


https://linktree.com.br/new/Literatura_aberta





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como ler "Sobre os ossos dos mortos", de Olga Tokarczuk - Resenha crítica